Gene da Obesidade em mexicanos é encontrado - Soul de Saúde

Incrível!

Soul de Saúde! E Você?

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Gene da Obesidade em mexicanos é encontrado

Uma pesquisa realizada na Faculdade de Química da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) demonstrou que mexicanos possuem o gene da obesidade e, por este motivo, tem uma alta predisposição a estar em sobrepeso.

Segundo os pesquisadores, esse gene está relacionado ainda com as possibilidades de mexicanos sofrerem de doenças crônicas e complicações metabólicas em uma razão maior do que a média dos seres humanos.

O estudo, em colaboração com o Instituto Nacional de Ciências Médicas e Nutrição Salvador Zubirán e o Instituto Nacional de Medicina Genômica, foi identificada "uma variante genética de risco metabólico, exclusiva dos mexicanos". Um dos pesquisadores, Samnuel Canizalez, afirmou que o gene é capaz de alterar a função do transportador de colesterol ABCA1, provocando a diminuição dos níveis de HDL, o "bom colesterol", que tem a função de limpar as artérias.

Acontece que se o ABCA1 funcionar bem, os níveis de HDL, que também é antiinflamatório e antioxidante, serão normais ou mais altos.

Apesar de o estudo ter sido aplicado também em grupos da África, Ásia e Europa, o gene foi encontrado apenas nas populações mexicanas com componente indígena ou mestiça americana.

Adaptado de: Terra Ciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem sempre! Assim saberemos o que vocês estão achando do Soul de Saúde! Duvidas, elogios e sugestões são muito bem-vindas!