Imunidade Genética - Soul de Saúde

Incrível!

Soul de Saúde! E Você?

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Imunidade Genética

Identificado gene que controla combate a doenças

Cientistas britânicos anunciaram o descobrimento de um gene que ajuda a mobilizar o sistema imunológico para combater doenças. O gene faz com que células-tronco do sangue se tornem células imunológicas conhecidas como Natural Killers (NK, ou Matadoras Natas).

Células NK que funcionam de maneira adequada são um tipo de glóbulo branco chave para a defesa do organismo, matando células cancerosas, vírus e bactérias. Espera-se que a descoberta leve ao desenvolvimento de formas de estimular a produção de células de defesa do organismo, criando, potencialmente, uma nova forma de eliminar o câncer.

Atualmente, as células NK separadas de sangue de doadores são usadas no tratamento de alguns pacientes com câncer, mas sua eficácia é limitada porque elas podem ter pequenas diferenças de pessoa para pessoa.

O líder da pesquisa, Hugh Brady, disse: "Se um maior número de células-tronco do paciente puder ser 'coagido' a se transformar em células NK através de um tratamento químico, nós poderemos aumentar a força de combate do organismo ao câncer sem ter que lidar com os problemas de incompatibilidade ao doador."

Doenças autoimunes

Segundo os pesquisadores, a identificação do gene E4bp4 pode ainda ajudar a desenvolver novos tratamentos para diabete tipo-1 e esclerose múltipla. Ambos os distúrbios ocorrem quando o sistema imunológico se volta contra os próprios tecidos do corpo. Alguns cientistas acreditam que o mau funcionamento de células NK é que provoca o ataque a células saudáveis.

Para fazer a descoberta, os cientistas do Imperial College London, University College London e Instituto Nacional para Pesquisa Médica do Conselho de Pesquisa Médica da Grã-Bretanha criaram um rato sem o gene E4bp4.

Estes animais eram absolutamente normais, exceto pela ausência de células NK. Os pesquisadores começaram a estudar o efeito do E4bp4 em uma forma rara mas fatal de leucemia infantil quando descobriram a importância das células NK.

5 comentários:

  1. fico legal esse novo layout seu gostei é muito bom te-lo como parceiro arrumei nosso banner se quiser pegar de novo la o meu blog e já pus o seu lá obrigado e sucesso

    ResponderExcluir
  2. Eu mais que nunca, fico feliz de saber que existe uma saída para o tratamento das doenças de uma forma original. Quem sabe se, ao começar a utilizar este modelo de testamento poderiam extinguir as incidências de câncer na humanidade? Eu, pessoalmente sou muito curioso é desejoso de que essa técnica seja aberta a todos.

    ResponderExcluir
  3. Eu mais que nunca, fico feliz de saber que existe uma saída para o tratamento das doenças de uma forma original. Quem sabe se, ao começar a utilizar este modelo de testamento poderiam extinguir as incidências de câncer na humanidade? Eu, pessoalmente sou muito curioso é desejoso de que essa técnica seja aberta a todos.

    ResponderExcluir

Comentem sempre! Assim saberemos o que vocês estão achando do Soul de Saúde! Duvidas, elogios e sugestões são muito bem-vindas!