Evolução Humana - Soul de Saúde

Incrível!

Soul de Saúde! E Você?

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Evolução Humana

Heytor Victor

Pessoal, estou trazendo pra vocês uma matéria bem interessante retirada do Terra Ciência sobre a evolução humana. É uma ótima leitura, e o melhor é que as questões são respondidas com mais perguntas.
Filosofem à vontade!

Os 10 Maiores Mistérios da Evolução Humana

A vida humana predomina no planeta Terra, mas as razões que envolvem a evolução do homem ainda continuam um mistério. Os cientistas se perguntam até hoje sobre o que originou o primeiro passo para o progresso do ser humano, por que ele evoluiu e para qual sentido. Por que existe apenas uma única espécie humana e quais caminhos evolutivos a humanidade poderia ter tomado? De olho no futuro e no que pode acontecer daqui em diante, o site científico Live Science escolheu os 10 maiores mistérios dos humanos primitivos.

10 - De onde os seres humanos modernos vieram?
A pergunta mais debatida sobre a evolução humana possui a resposta mais provável. A hipótese mais aceita sustenta que o homem moderno evoluiu na África, há relativamente pouco tempo, e depois se espalhou pelo mundo, substituindo as populações de humanos arcaicos.

Uma hipótese multirregional diz que os humanos modernos estiveram em uma área ampla com os arcaicos, onde acasalaram com os vizinhos, resultando na evolução da raça mais atual. Apesar da primeira hipótese ser mais aceita, a multirregional também permanece forte.

9 - Quem foi o primeiro hominídeo?
Os cientistas estão descobrindo mais e mais hominídeos antigos o tempo todo - significado para os bípedes, incluindo os seres humanos, seus ancestrais diretos e parentes mais próximos. Em cada achado novo, os pesquisadores se esforçam para responder a questão mais fundamental na evolução humana: quais as adaptações provocadas no homem e em qual ordem aconteceram?

8 - Será que tivemos relações sexuais com neandertais?
Será que houve cruzamento? Será que nossa espécie possui alguma sobra de genes de nossos primos extintos? Os cientistas sugerem que talvez o homem de Neandertal não tenha morrido, e sim, absorvido pela humanidade moderna.

7 - Por que os humanos modernos se expandiram da África há 50 mil anos?
Cerca de 50 mil anos atrás, a humanidade atual surgiu na África e se espalhou rapidamente nos diversos cantos do mundo, colonizando todos os continentes - exceto a Antártida - e atingindo até mesmo as mais remotas ilhas do Pacífico. Um grupo de cientistas acredita que esta migração só ocorreu graças a uma mutação que evoluiu o cérebro do homem, trazendo o domínio da linguagem, a construção de ferramentas mais sofisticadas, a arte e as sociedades.

A visão mais popular sugere que o comportamento moderno existia muito antes disso e que a humanidade atingiu um limite em termos de tamanho populacional na África, o que gerou uma nova mudança.

6 - O que é o hobbit?
O hobbit - apelido dado aos esqueletos de um tipo de humanos anão encontrados na ilha indonésia de Flores, em 2003 - na verdade, seria uma espécie extinta de seres humanos, chamada Homo floresiensis?

Esses esqueletos seriam apenas alguns exemplos deformados do Homo sapiens? É uma espécie diferente do humano moderno, mas talvez não seja uma espécie extinta do homem? Como separá-la dos chimpanzés? Resolver esses mistérios poderia ajudar os cientistas a entender os caminhos radicais que a evolução humana teria tomado.

5 - Evolução humana em aceleração?
Evidências recentes sugerem que a humanidade não está apenas em evolução como também acelerando até 100 vezes acima dos níveis históricos depois da disseminação da agricultura. Alguns cientistas desafiam esta ideia com ímpeto, afirmando que continua sendo difícil saber se certos genes estão ou não em proeminência ao oferecer alguma vantagem de adaptação.

Ainda assim, se a evolução humana está realmente em aceleração, a pergunta é porquê? Dieta e doenças podem ser alguns dos fatores que pressionam essa mudança.

4 - Por que nossos parentes mais próximos estão extintos?
Há 24 mil anos, a espécie atual (Homo sapiens) não estava sozinha no mundo - os neandertais (Homo neanderthalensis) ainda estavam vivos. O hobbit encontrado na Indonésia também pode ter sido um gênero Homo e, provavelmente, pode ter sobrevivido até recentes 12 mil anos atrás.

Por que eles morreram e o Homo sapiens sobreviveu? Infecções ou mudanças radicais em seus ambientes teriam sido as causas da extinção deles? Ou será que a espécie atual eliminou-os? Algumas evidências existem para ambas as perguntas, mas nenhuma conclusão teve um consenso mundial.

3 - O que aconteceu com nosso cabelo?
Os seres humanos são os que possuem menos pelos em comparação com os primos macacos. Por que a nudez evoluiu? Uma sugestão é que nossos antepassados tinham uma grande quantidade de pelos para manter a calma enquanto se aventuravam através das savanas africanas.

Outra é que essa perda ajudou os homens a se libertar de parasitas e outras doenças que podiam se espalhar. Uma ideia pouco convencional indica que a nudez humana se desenvolveu após os antepassados sofrerem uma adaptação para a vida na água, embora a maioria dos mamíferos aquáticos com tamanho aproximado ao do homem possua pelagem densa.

2 - Por que os seres humanos andam sobre duas pernas ?
Nossos ancestrais evoluíram para uma postura ereta e cérebros mais desenvolvidos. A questão é: Por que andar sobre duas pernas se os macacos utilizam os quatro membros? Os bípedes utilizam menos energia para se movimentarem sobre duas pernas.

Ter os braços livres também possibilitou que nossos antepassados transportassem mais alimentos. Estar na posição vertical pode ainda ter ajudado a controlar a temperatura, reduzindo a quantidade de pele diretamente exposta ao Sol.

1 - Por que nosso cérebro cresceu?
Não há dúvidas: os cérebros grandes dos seres humanos são uma vantagem extraordinária no mundo. Ainda assim, ele é um órgão incrivelmente caro, ocupando cerca de 2% da massa corporal e utilizando mais de um quinto da energia do corpo. O que motivou o desenvolvimento de um cérebro maior?

Uma possibilidade é que isso ajudou os ancestrais do homem a construírem ferramentas melhores. Outra é que os cérebros maiores ajudaram o ser humano a interagir melhor dentro do grupo. Talvez as mudanças radicais no ambiente também tenham exigido que os ancestrais pudessem encarar um mundo em mudança.

2 comentários:

  1. show de bola, sempre coisas boas aqui no tudo de bio.
    mas procurei vcs pra pedir uma ajuda no meu blog, um incentivo na verdade, o blog fala sobre biologia tbm, é novo (duas semaninhas de vida, haha) pra quem se interessar ta aqui o link http://bionewsnet.blogspot.com/
    vlws galera, abração!

    ResponderExcluir
  2. oi gostei muito do blog de vcs me ajudou bastante a fazer meu trabalho de historia sobre os primitivos
    obrigado
    tchau

    ResponderExcluir

Comentem sempre! Assim saberemos o que vocês estão achando do Soul de Saúde! Duvidas, elogios e sugestões são muito bem-vindas!