Por Heytor Neco
Nos últimos meses, muitos brasileiros vem sendo acometidos por uma "virose" difícil de identificar devido a semelhança entre seus sintomas e os de outras doenças, como a Dengue, por exemplo. Porém, agora estamos lidando com um vírus até então desconhecido na mídia brasileira, o vírus Zika.
![]() |
Mosquito do gênero Aedes. Fonte: http://latinonews.com.br/wp-content/uploads/(...)e125e7b1a31753.jpg |
O ZIKV (Zikavirus) é um vírus da família Flaviviridae e do gênero Flavivirus, assim como os vírus da Dengue (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4) e da Febre Amarela (vírus amarílico).
Todos os vírus citados anteriormente são conhecidos como arbovírus (Arthropod-borne virus) porque parte de seu ciclo de replicação ocorre em artrópodes, geralmente insetos, e podem ser transmitidos aos seres humanos através da picada desses insetos hematófagos (que se alimentam de sangue). No caso do ZIKV, ele é transmitido por mosquitos do gênero Aedes, que inclui o Aedes aegypti, mosquito transmissor do vírus da dengue.
Voltando a falar especificamente do ZIKV, esse vírus é o agente etiológico da febre Zika, cujos sintomas são semelhantes aos da dengue, como dito anteriormente. A diferença é que os sintomas da febre Zika, como "pintas" no rosto e no tronco (enxantema maculopapular), dores nas articulações, dor de cabeça, febre e conjuntivite, são mais brandos e podem durar até 7 dias.
A identificação do ZIKV pode ser feita através da técnica de RT-PCR (Reverse Transcriptase - Polymerase Chain Reaction), quando os pacientes estiverem com quadro agudo, ou por sorologia (detecção de anticorpos específicos IgM), em pacientes em que a febre regrediu. Ainda assim, podem acontecer reações cruzadas com outros vírus da mesma família.
É isso, pessoal! Espero que eu tenha conseguido explicar um pouco do Zikavirus para vocês e fiquem atentos a qualquer sintoma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentem sempre! Assim saberemos o que vocês estão achando do Soul de Saúde! Duvidas, elogios e sugestões são muito bem-vindas!