O que é o virus Zika? - Soul de Saúde

Incrível!

Soul de Saúde! E Você?

quarta-feira, 20 de maio de 2015

O que é o virus Zika?

Por Heytor Neco

Nos últimos meses, muitos brasileiros vem sendo acometidos por uma "virose" difícil de identificar devido a semelhança entre seus sintomas e os de outras doenças, como a Dengue, por exemplo. Porém, agora estamos lidando com um vírus até então desconhecido na mídia brasileira, o vírus Zika.

Mosquito do gênero Aedes.
Fonte: http://latinonews.com.br/wp-content/uploads/(...)e125e7b1a31753.jpg
O ZIKV (Zikavirus) é um vírus da família Flaviviridae e do gênero Flavivirus, assim como os vírus da Dengue (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4) e da Febre Amarela (vírus amarílico). 


Todos os vírus citados anteriormente são conhecidos como arbovírus (Arthropod-borne virus) porque parte de seu ciclo de replicação ocorre em artrópodes, geralmente insetos, e podem ser transmitidos aos seres humanos através da picada desses insetos hematófagos (que se alimentam de sangue). No caso do ZIKV, ele é transmitido por mosquitos do gênero Aedes, que inclui o Aedes aegypti, mosquito transmissor do vírus da dengue.

Voltando a falar especificamente do ZIKV, esse vírus é o agente etiológico da febre Zika, cujos sintomas são semelhantes aos da dengue, como dito anteriormente. A diferença é que os sintomas da febre Zika, como "pintas"  no rosto e no tronco (enxantema maculopapular), dores nas articulações, dor de cabeça, febre e conjuntivite, são mais brandos e podem durar até 7 dias. 

A identificação do ZIKV pode ser feita através da técnica de RT-PCR (Reverse Transcriptase - Polymerase Chain Reaction), quando os pacientes estiverem com quadro agudo, ou por sorologia (detecção de anticorpos específicos IgM), em pacientes em que a febre regrediu. Ainda assim, podem acontecer reações cruzadas com outros vírus da mesma família.

É isso, pessoal! Espero que eu tenha conseguido explicar um pouco do Zikavirus para vocês e fiquem atentos a qualquer sintoma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem sempre! Assim saberemos o que vocês estão achando do Soul de Saúde! Duvidas, elogios e sugestões são muito bem-vindas!