O que é Hiperventilação Pulmonar? - Soul de Saúde

Incrível!

Soul de Saúde! E Você?

domingo, 28 de abril de 2019

O que é Hiperventilação Pulmonar?

Não sei se você viu que, esta semana, uma chinesa que estava assistindo Vingadores: Ultimato precisou ser atendida por paramédicos e utilizar máscara de oxigênio para aliviar os sintomas que estava sentindo. Segundo os médicos, a jovem apresentou hiperventilação pulmonar, uma condição na qual a pessoa passa a "respirar" mais rapidamente.

Lembre que, fisiologicamente, a respiração saudável é aquela em que a inalação de oxigênio e a expiração de dióxido de carbono estão equilibradas. Já no caso de uma pessoa que está hiperventilando, a quantidade de ar que ventila os pulmões está tão elevada que o indivíduo exala mais dióxido de carbono (CO2) do que inala oxigênio, levando à diminuição do CO2 no corpo.

A diminuição de CO2 no sangue é conhecida como hipocapnia. Como o CO2 é transportado no sangue como ácido carbônico e seus níveis são diminuídos, a hiperventilação leva ao aumento do Ph sanguíneo, ou seja, alcalose respiratória. 

A hiperventilação leva à tonturas, vertigens, dores no peito, formigamento em vários partes do corpo, desmaios, taquicardia etc.

Tá! Mas porque a chinesa teve hiperventilação? Segundo a imprensa da China, a estudante de 21 anos estava muito emocionada durante a sessão do filme e chorava e gritava constantemente, o que poderia ser um quadro de histeria. 

Observe ao lado que o ciclo dessa condição, que está associada a ataques de pânico, transtornos de ansiedade, estresse, nervosismo, histeria etc.

Alô! Vida de estudante! ⚠️ 

Entendeu o porque? Quanto à chinesa, ela foi encaminhada ao hospital, mas teve alta ainda no mesmo dia. 🙏


E você? Já chorou com esse ou outro filme?! Diz aí!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem sempre! Assim saberemos o que vocês estão achando do Soul de Saúde! Duvidas, elogios e sugestões são muito bem-vindas!