Vírus da gripe aviária está matando filhotes de focas nos EUA - Soul de Saúde

Incrível!

Soul de Saúde! E Você?

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Vírus da gripe aviária está matando filhotes de focas nos EUA

Diversos filhotes de focas da costa nordeste americana estão morrendo por uma epidemia causada por um novo tipo de vírus da gripe aviária, o H3N8, assim denominado pela Sociedade Americana de Microbiologia em seu periódico "mBio".
Segundo o jornal científico, apenas no ano passado, o H3N8 foi responsável pela morte de 162 focas ao longo da costa dos EUA, a maioria com menos de seis meses.
O que preocupa os pesquisadores da Universidade de Columbia, em Nova York, é que esse vírus pode representar um risco para humanos, pois apesar de não ter sido registrado nenhum caso em humanos, a gripe aviária já evoluiu a ponto de gerar formas capazes de infectar pessoas, como o H5N1.

Além disso, sabe-se que vírus como o HIV, Sars (Síndrome respiratória aguda grave, na sigla em inglês) e o Influenza são exemplos dos causadores de doenças infecciosas que tiveram origem em animais, contaminando, posteriormente, os humanos;

"Nossas descobertas reforçam a importância de vigiar a vida selvagem na previsão e prevenção de pandemias", disse W. Ian Lipkin, professor de epidemiologia da Escola de Saúde Pública Mailman, da Universidade de Columbia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem sempre! Assim saberemos o que vocês estão achando do Soul de Saúde! Duvidas, elogios e sugestões são muito bem-vindas!