O que é o Efeito Bohr? - Soul de Saúde

Incrível!

Soul de Saúde! E Você?

sábado, 15 de junho de 2019

O que é o Efeito Bohr?

Está aí uma proteína que, além de desempenhar importantes funções, adora aparecer em questão de concurso. 

A Hemoglobina (Hb) é uma proteína globular que é encontrada dentro dos eritrócitos (hemácias). Além de ser a responsável, junto com os átomos de Ferro, pela cor do sangue ser vermelha, a Hb também atua no transporte de gases e no equilíbrio ácido-base do sangue. 

Antes de tudo, é importante a gente entender a estrutura dela... Como pode se ver abaixo, a Hb é formada por quatro subunidades que são unidas por ligações não covalentes. Cada subunidade dessa vai ter uma porção proteica (Porção Globina) e um grupo prostético (também chamado de grupo Heme). Esse grupo prostético por sua vez, é formado por uma porção porfirina (uma molécula que possui no meio um espaço para acomodar um íon metálico) e um átomo de Ferro. 



Agora que já conhecemos a estrutura, podemos entender melhor as funções. O transporte de Oxigênio, por exemplo, se dá quando o O2, depois de atravessar a membrana alvéolo-capilar, chega no plasma. Só que o O2 é pouco solúvel em água e como adaptação, a Hb veio para ajudar nós, seres multicelulares. A diferença da pressão parcial de O2 entre o plasma e os eritrócitos faze com que o gás entre na célula e se ligue ao Ferro do grupo Heme.

É nesse momento que acontece algo bem legal, o Mecanismo Cooperativo de Ligação do Oxigênio! Quando uma molécula de O2 se liga a um dos grupos heme, a afinidade dos três outros grupos Heme pelo O2, na mesma molécula de hemoglobina, é aumentada e faz com que outras três moléculas de O2 se liguem aos grupos remanescentes. 

Assim, a Hb vai levando O2 dos pulmões para os tecidos. Quando o pH do sangue está mais ácido – abaixo de 7 – existe uma tendência da Hb em perder afinidade pelo O2 (ou ganhar mais afinidade quando o sangue está mais básico). Isso é o que chamamos de Efeito Bohr. Dessa maneira, o efeito Bohr leva à liberação de O2 para o sangue quando tem muito CO2 ou então quando o pH sanguíneo diminui. Isso, obviamente, acaba ajudando na função do equilíbrio ácido-base do sangue, outra função importante da Hb. 

Devido a esse efeito, a Hb também ajuda no transporte de CO2 (Dióxido de Carbono) dos tecidos para os pulmões, que só é possível porque dentro dos eritrócitos temos uma enzima chamada anidrase carbônica, que permite ao CO2 ser transportado no sangue na forma de bicarbonato (HCO3). Como se não bastasse, a Hemoglobina tem uma importância clínica muito importante também, principalmente quando lembramos que Hb “anormais” são responsáveis por anemias que veremos em outros posts. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem sempre! Assim saberemos o que vocês estão achando do Soul de Saúde! Duvidas, elogios e sugestões são muito bem-vindas!