A Culpa não é do Iodo! - Soul de Saúde

Incrível!

Soul de Saúde! E Você?

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

A Culpa não é do Iodo!


Iodo não é culpado por alergias a frutos do mar, diz estudo

As alergias a frutos do mar representam a forma mais comum de intolerância alimentar do organismo em adultos, afetando cerca de 2% a 3% dos americanos. No entanto, os mitos sobre a doença são muitos.

O engano mais difundido talvez seja o de que a alergia a crustáceos em particular, que corresponde à maioria das alergias a frutos do mar, é causada por uma intolerância ao iodo. Como resultado, muitos pacientes que aparecem em hospitais para tomografias computadorizadas ou outros procedimentos de imagem por raio X, que envolvem a ingestão de agentes de contraste com iodo, se preocupam com reações alérgicas severas.

De acordo com estudos, isso é um mito: a alergia é causada por proteínas do animal, não pelo iodo. Mas pesquisadores descobriram que o mito persiste ao menos em parte por causa de médicos que ajudam a propagá-lo.

Segundo um estudo, a crença é tão forte que cerca de 70% dos radiologistas e cardiologistas questionados afirmaram que perguntam regularmente aos pacientes se eles têm alguma alergia a frutos do mar antes de administrar meios de contraste para os procedimentos, sendo que 40% deles disseram que não usariam o contraste em pacientes que respondessem sim.

Na verdade, o risco geral de uma reação adversa a meios de contraste varia de 0,2% a 17% (dependendo de diversos fatores), com reações graves sendo extremamente raras. No entanto, estudos demonstram que uma alergia de qualquer tipo, seja asma, alergia a frutos do mar ou a qualquer outro alimento, aumenta o risco na mesma proporção. No fim das contas, não mais que 15% dos pacientes com alergia a frutos do mar sofrem alguma reação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem sempre! Assim saberemos o que vocês estão achando do Soul de Saúde! Duvidas, elogios e sugestões são muito bem-vindas!