Gripe Suína - Soul de Saúde

Incrível!

Soul de Saúde! E Você?

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Gripe Suína

Entenda a Gripe Suína

O que é a gripe suína?

Trata-se de uma doença respiratória que começa em criadores de porcos. Um vírus gripal do tipo A que pode se propagar rapidamente. Tem uma letalidade maior.

É transmissível ao ser humano?

Sim, começando, em geral, por pessoas que estejam em contatos com os porcos.

Pode-se contrair a doença comendo carne de porco?

Não. A gripe é transmitida por via aérea, de pessoa para pessoa. A temperatura de cozimento (71º C) destrói os vírus e bactérias.

Quais os sintomas em pessoas ?

Febres altas e repentinas, tosse, dor de cabeça intensa, dor muscular e nas articulações, irritação nos olhos e narinas.

Trata-se de um novo tipo de gripe suína?

Assim como no ser humano, os vírus da gripe sofrem mutação contínua no porco, um animal que possui, nas vias respiratórias, receptores sensíveis aos humanos e aviários. Os porcos tonam-se, então, "crisóis" que favorecem o aparecimento de novos vírus gripais, através de combinações genéticas, em caso de contaminações simultâneas. Esses tipos de vírus híbridos podem provocar o aparecimento de um novo vírus da gripe, tão virulento como o da gripe aviária e tão transmissível como o da gripe humana. Esse tipo de vírus que o sistema imunológico humano desconhece poderia ter as características necessárias para desencadear uma pandemia de gripe.

A infecção pode ser tratada ?
Dados iniciais sugerem que os dois antivirais destinados à luta contra a gripe, o Tamiflu e o Relenza, são eficazes contra o novo vírus se forem tomados logo após o aparecimento dos primeiros sintomas.

A vacina contra a gripe estacionária humana evita a gripe suína?

Não, mas os infectologistas dizem que as pessoas devem se vacinar, porque a imunização diminui bastante a preocupação de quem possa vir a ficar gripado. Outra vantagem é a diminuição da circulação do vírus selvagem - da gripe comum -, que pode sofrer uma nova mutação e mudar o perfil da doença.

Fontes: Agência France Presse/Folhapress

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem sempre! Assim saberemos o que vocês estão achando do Soul de Saúde! Duvidas, elogios e sugestões são muito bem-vindas!