E assim pode surgir a cura do Alzheimer... - Soul de Saúde

Incrível!

Soul de Saúde! E Você?

segunda-feira, 6 de abril de 2009

E assim pode surgir a cura do Alzheimer...

Lesão mitocondrial influencia no Alzheimer, diz estudo

Cientistas americanos anunciaram nesta quinta-feira que as mudanças causadas na proteína de uma mitocôndria pelo ácido nítrico são um dos fatores que levam ao mal de Alzheimer. Em um estudo publicado na revista Science, os cientistas do Instituto Burnham de Investigação Médica ressaltaram que se essas mudanças pudessem ser prevenidas, os sintomas da doença seriam neutralizados.

O mal de Alzheimer é uma doença neurodegenerativa sem cura que ataca principalmente as pessoas com idade avançada, e seus primeiros sintomas são a perda de memória e, depois, a demência. Segundo o estudo, o óxido nítrico ataca a mitocôndria da proteína Drp1 através de uma reação química chamada nitrosilação, que causa a fragmentação celular e lesa o sistema de comunicação neuronal constituído pela sinapse.

"Agora, entendemos melhor o mecanismo que causa a neurodegeneração no mal de Alzheimer", afirmou Stuart Lipton, diretor do Centro Webb de Neurociências, Gerontologia e Pesquisa de Células-tronco. "Agora que identificamos a Drp1 como a proteína responsável da lesão sináptica, temos uma nova meta para desenvolver os remédios que podem reduzir ou impedir totalmente o avanço do Alzheimer", ressaltou.

2 comentários:

  1. Na verdade é na proteína da mitocôndria e não o contrário.
    Atenciosamente
    Ronaldo

    ResponderExcluir
  2. Oi amigo, muito obrigado pela correção!
    Esse post foi retirado de um site e colado na íntegra, apesar de na leitura, o erro (que considero grave) ter passado despercebido.
    Obrigado!

    ResponderExcluir

Comentem sempre! Assim saberemos o que vocês estão achando do Soul de Saúde! Duvidas, elogios e sugestões são muito bem-vindas!