Resumo sobre o Tudo de Bio é apresentado em evento científico - Soul de Saúde

Incrível!

Soul de Saúde! E Você?

terça-feira, 26 de junho de 2012

Resumo sobre o Tudo de Bio é apresentado em evento científico

Oi pessoal! Lembram que eu postei aqui dizendo que estaria apresentando um trabalho sobre o Tudo de Bio no XIX ENGENE? Então, a apresentação do trabalho "Tudo de Bio: divulgando genética a partir de um blog" aconteceu no último dia 19.


Na elaboração do pôster utilizei o antigo layout do blog e achei o resultado bem bacana (Vejam a foto abaixo).


Foi bem gratificante apresentar esse trabalho. Fico feliz em ressaltar o interesse das pessoas por métodos inovadores de divulgação científica, como o Tudo de Bio se propõe a fazer. O trabalho na íntegra é apresentado abaixo, mas se quiser o arquivo em .pdf é só clicar em "Download" logo depois do texto.

Confira o resumo:

Tudo de bio: divulgando genética a partir de um blog
NECO, H.V.P.C.
Heytor Victor Pereira da Costa Neco (Universidade de Pernambuco - Instituto de Ciências Biológicas);
Palavras-Chave/Keywords: Popularização da genética, Blog, Divulgação científica

Por muito tempo, a genética foi vista como uma ciência distante do cotidiano. Contudo, a partir da divulgação científica contida em novelas, filmes e noticiários, o interesse por assuntos relacionados a esta ciência pareceu aumentar. Além disso, com o advento da internet, usuários passaram a pesquisar por termos específicos (palavras-chave), o que antes nem sempre era possível em uma pesquisa a partir do sumário ou índice remissivo de um livro. Este trabalho objetivou verificar o interesse por assuntos relacionados à genética no blog Tudo de Bio (www.tudodebio.blogspot.com), um blog criado por estudantes do curso de Bacharelado em Ciências Biológicas da Universidade de Pernambuco que reúne matérias sobre biologia dos principais sites de ciência do mundo. Para a realização deste, analisamos as estatísticas presentes na página do administrador quanto as matérias mais acessadas e palavras mais buscadas. Os resultados obtidos foram satisfatórios, pois de aproximadamente 151 mil visualizações desde sua criação, em 2009, a matéria mais acessada do blog até abril de 2012 trata de Evolução Humana, com 6.105 visualizações. Em quarta colocação, a postagem sobre o sequenciamento do genoma do milho marcou 2.964 visualizações. Quanto as palavras-chave mais pesquisadas, observou-se também que, numa visão geral (desde a criação do blog), "evolução humana" e "células-tronco" estão entre os termos mais buscados. Considerando-se apenas o mês de abril, entre estes termos estiveram "mutação" e "albinismo". Além desses resultados, o Tudo de Bio foi considerado pelo InfoEnem, como um dos dez melhores blogs para se estudar biologia. Desta forma, observa-se a importância do blog na divulgação científica, proporcionando um ambiente educativo e capaz de tornar a sociedade mais crítica.

Gostou? Baixe o .PDF clicando na imagem abaixo.
É só clicar na imagem e depois em " Click here to start download from sendspace ".

Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem sempre! Assim saberemos o que vocês estão achando do Soul de Saúde! Duvidas, elogios e sugestões são muito bem-vindas!