Destaque Tudo de Bio

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Toxicologia Forense

O cabelo é um dos melhores Bioindicadores da presença de venenos no organismo.

Um fio de cabelo é constituído por milhões de microfibras presas a um folículo capilar. Uma substancia venenosa presente no sangue, é transferida para o folículo, uma vez que este é irrigado pela corrente sanguínea, ficando assim armazenada essas pequenas quantidades num fio de cabelo (que cresce 1 a 1,5 cm por mês).

terça-feira, 26 de junho de 2012

Santo-do-pau-oco: papa-léguas

Sem dúvida você lembra daquele desenho animado em que o papa-léguas foge do coiote, aprontando mil e umas com o lobo faminto. Pois bem, você sempre pensou que o papa-léguas era um animal bonzinho perseguido injustamente por um coiote faminto? Se pensou assim, está bem enganado. O papa-léguas existe e é uma ave típica do deserto dos Estados Unidos, vivendo lá na onde o desenho se passa mesmo, na Califórnia. O nome científico dessa ave é Geococcyx californianus, e ela pertence a família Cuculidae, a família das aves conhecidas como cucos ou corredores.
No entanto, existem algumas diferenças entre o real roadrunner ("corredor das estradas", como é conhecida pelos americanos) com o visto no desenho. Umas das principais diferenças são o tamanho e as cores, medindo cerca de 50 centímetros com plumagem marrom-oliva e branca. As pernas longas são verdadeiras e, quando ela mantém a cabeça e a cauda alinhadas ao corpo e paralelas ao chão, pode atingir até 30 km/h. Assim como no desenho, também é capaz de voar, mas fica a maior parte do tempo no chão, pois o seu vôo, além de ser um pouco desengonçado, é pouco funcional.
Outro aspecto semelhante é que um dos principais predadores desse animal é o coiote, um lobo americano encontrado desde o Alasca a América Central.
Agora você deve estar se perguntando o porquê desse post se chamar "Santodo-pau-oco: papa-léguas". Bem! Pouca gente sabe, mas esse animal bonitinho é quase completamente carnívoro e ele se alimenta de diversos animais, desde insetos a répteis e roedores, tudo isso com seu pequeno tamanho.
E aí? Essa carinha linda engana ou não?
Veja alguns vídeos dele clicando AQUI!

Ficha completa (Wikipédia):

Papa-léguas
Geococcyx californianus.jpg
Estado de conservação
Classificação científica
Domínio: Eukaryota
Reino: Animalia
Subreino: Metazoa
Filo: Chordata
Subfilo: Vertebrata
Infrafilo: Gnathostomata
Superclasse: Tetrapoda
Classe: Aves
Subclasse: Neognathae
Ordem: Cuculiformes
Família: Cuculidae
Subfamília: Neomorphinae
Género: Geococcyx
Espécie: G. californianus
Nome binomial
Geococcyx californianus
(R.Lesson, 1829)


Resumo "A Genética é Massa: criando animações stop motion"


Hoje trago um outro trabalho que foi apresentado no XIX Encontro de Genética do Nordeste - ENGENE, de autoria de Neco e Rocha. É um resumo interessante que pode ser utilizado como referência de trabalhos que envolvam educação e arte, atividades de simulação e novas ferramentas pedagógicas.


Confira o texto na íntegra:






A genética é massa: criando animações stop motion
NECO, H.V.P.C.; ROCHA, M.F.
Heytor Victor Pereira da Costa Neco (Universidade de Pernambuco - Instituto de Ciências Biológicas); Marília
de França Rocha (Universidade de Pernambuco - Instituto de Ciências Biológicas) ;
Palavras-Chave/Keywords: Ensino de genética, Stop motion, Vídeo de animação

Apesar dos esforços dos professores de Genética em tornar as aulas mais próximas do cotidiano, compreender este tema continua sendo difícil para boa parte dos estudantes. No entanto, a popularização das tecnologias digitais possibilitou que vídeos antes produzidos comercialmente passassem a ser desenvolvidos por professores e estudantes. Este trabalho objetivou a produção de micro-metragens de animação a partir da leitura de artigos da Revista Genética na Escola. Os vídeos foram produzidos pelas participantes da oficina "A Genética é Massa", durante a XI Semana Universitária da Universidade de Pernambuco, em outubro de 2011. Participaram da oficina quatro estudantes do Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas e uma do Mestrado em Biologia Celular e Molecular Aplicada, todas do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Pernambuco. Na oficina, de três dias, as estudantes aprenderam sobre a técnica Stop Motion e leram artigos da Revista Genética na Escola, escolhendo um destes para realizar um vídeo. Foi aplicada a Stop Motion, uma das técnicas utilizadas para produzir um filme de animação, na qual utiliza-se a disposição sequencial de diferentes fotografias de um mesmo objeto inanimado para simular o seu movimento. Foram produzidos, com a utilização de massa de modelar e outros materiais, dois vídeos: "Mitose" e "Metamorfose", ambos de aproximadamente 50 segundos. O resultado obtido demonstrou que a técnica pode ter um impacto muito maior na educação quando o próprio estudante a realiza. Uma vez que se trata de uma atividade de simulação, os estudantes conseguem entender as etapas dos processos e, com imagens que eles mesmos criam, animando peça por peça, compreendem que muitos processos não ocorrem de forma independente, mas simultaneamente.

Os vídeos produzidos na oficina citada no texto podem ser conferidos clicando AQUI.

Gostou? Baixe o .PDF clicando na imagem abaixo.
É só clicar na imagem e depois em " Click here to start download from sendspace ".


Resumo sobre o Tudo de Bio é apresentado em evento científico

Oi pessoal! Lembram que eu postei aqui dizendo que estaria apresentando um trabalho sobre o Tudo de Bio no XIX ENGENE? Então, a apresentação do trabalho "Tudo de Bio: divulgando genética a partir de um blog" aconteceu no último dia 19.


Na elaboração do pôster utilizei o antigo layout do blog e achei o resultado bem bacana (Vejam a foto abaixo).


Foi bem gratificante apresentar esse trabalho. Fico feliz em ressaltar o interesse das pessoas por métodos inovadores de divulgação científica, como o Tudo de Bio se propõe a fazer. O trabalho na íntegra é apresentado abaixo, mas se quiser o arquivo em .pdf é só clicar em "Download" logo depois do texto.

Confira o resumo:

Tudo de bio: divulgando genética a partir de um blog
NECO, H.V.P.C.
Heytor Victor Pereira da Costa Neco (Universidade de Pernambuco - Instituto de Ciências Biológicas);
Palavras-Chave/Keywords: Popularização da genética, Blog, Divulgação científica

Por muito tempo, a genética foi vista como uma ciência distante do cotidiano. Contudo, a partir da divulgação científica contida em novelas, filmes e noticiários, o interesse por assuntos relacionados a esta ciência pareceu aumentar. Além disso, com o advento da internet, usuários passaram a pesquisar por termos específicos (palavras-chave), o que antes nem sempre era possível em uma pesquisa a partir do sumário ou índice remissivo de um livro. Este trabalho objetivou verificar o interesse por assuntos relacionados à genética no blog Tudo de Bio (www.tudodebio.blogspot.com), um blog criado por estudantes do curso de Bacharelado em Ciências Biológicas da Universidade de Pernambuco que reúne matérias sobre biologia dos principais sites de ciência do mundo. Para a realização deste, analisamos as estatísticas presentes na página do administrador quanto as matérias mais acessadas e palavras mais buscadas. Os resultados obtidos foram satisfatórios, pois de aproximadamente 151 mil visualizações desde sua criação, em 2009, a matéria mais acessada do blog até abril de 2012 trata de Evolução Humana, com 6.105 visualizações. Em quarta colocação, a postagem sobre o sequenciamento do genoma do milho marcou 2.964 visualizações. Quanto as palavras-chave mais pesquisadas, observou-se também que, numa visão geral (desde a criação do blog), "evolução humana" e "células-tronco" estão entre os termos mais buscados. Considerando-se apenas o mês de abril, entre estes termos estiveram "mutação" e "albinismo". Além desses resultados, o Tudo de Bio foi considerado pelo InfoEnem, como um dos dez melhores blogs para se estudar biologia. Desta forma, observa-se a importância do blog na divulgação científica, proporcionando um ambiente educativo e capaz de tornar a sociedade mais crítica.

Gostou? Baixe o .PDF clicando na imagem abaixo.
É só clicar na imagem e depois em " Click here to start download from sendspace ".

Abraços!

terça-feira, 12 de junho de 2012

A Genética é Massa

Heytor Neco

Oi pessoal!
Ano passado, eu e Marília Rocha coordenamos uma oficina durante a Semana Universitária da Universidade de Pernambuco.
A oficina "A Genética é Massa" constou da leitura de artigos da revista "Genética na Escola" e posterior elaboração de um micro-metragem de animação baseado em um dos artigos, utilizando-se a técnica conhecida como Stop Motion.
Os vídeos produzidos pelos participantes foram os seguintes: Metamorfose e Mitose.
Em breve traremos um resumo sobre a oficina, que foi recentemente aceito em um evento.
Esperamos que gostem e deixem comentários.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Ciência e São João

Heytor Neco

Saudações juninas, cientistas forrozeiros de plantão. O mês de junho chegou e temos uma surpresa agradável a nossos visitantes. Desta vez, o Tudo de Bio sai mais uma vez na frente e inova o ambiente virtual. Durante este mês, nossos colunistas estarão viajando pelas melhores festa de São João de Pernambuco para dar corpo ao quadro especial do blog, o Ciência e São João. Nesta página, traremos entrevistas, fotografias e diversas informações de como se divertir no calor da fogueira, contaremos um pouco da história do forró, e falaremos, claro, de Luiz Gonzaga e a influência de suas canções nos diversos campos, inclusive na ciência. Já estamos entrando em contato com algumas prefeituras para verificar a possibilidade de credenciamento para trazermos a vocês uma inédita cobertura científica de uma das festas mais amadas pelo povo nordestino.

Fiquem no aguardo!
Abraços!

Populares