Santo-do-pau-oco: papa-léguas - Soul de Saúde

Incrível!

Soul de Saúde! E Você?

terça-feira, 26 de junho de 2012

Santo-do-pau-oco: papa-léguas

Sem dúvida você lembra daquele desenho animado em que o papa-léguas foge do coiote, aprontando mil e umas com o lobo faminto. Pois bem, você sempre pensou que o papa-léguas era um animal bonzinho perseguido injustamente por um coiote faminto? Se pensou assim, está bem enganado. O papa-léguas existe e é uma ave típica do deserto dos Estados Unidos, vivendo lá na onde o desenho se passa mesmo, na Califórnia. O nome científico dessa ave é Geococcyx californianus, e ela pertence a família Cuculidae, a família das aves conhecidas como cucos ou corredores.
No entanto, existem algumas diferenças entre o real roadrunner ("corredor das estradas", como é conhecida pelos americanos) com o visto no desenho. Umas das principais diferenças são o tamanho e as cores, medindo cerca de 50 centímetros com plumagem marrom-oliva e branca. As pernas longas são verdadeiras e, quando ela mantém a cabeça e a cauda alinhadas ao corpo e paralelas ao chão, pode atingir até 30 km/h. Assim como no desenho, também é capaz de voar, mas fica a maior parte do tempo no chão, pois o seu vôo, além de ser um pouco desengonçado, é pouco funcional.
Outro aspecto semelhante é que um dos principais predadores desse animal é o coiote, um lobo americano encontrado desde o Alasca a América Central.
Agora você deve estar se perguntando o porquê desse post se chamar "Santodo-pau-oco: papa-léguas". Bem! Pouca gente sabe, mas esse animal bonitinho é quase completamente carnívoro e ele se alimenta de diversos animais, desde insetos a répteis e roedores, tudo isso com seu pequeno tamanho.
E aí? Essa carinha linda engana ou não?
Veja alguns vídeos dele clicando AQUI!

Ficha completa (Wikipédia):

Papa-léguas
Geococcyx californianus.jpg
Estado de conservação
Classificação científica
Domínio: Eukaryota
Reino: Animalia
Subreino: Metazoa
Filo: Chordata
Subfilo: Vertebrata
Infrafilo: Gnathostomata
Superclasse: Tetrapoda
Classe: Aves
Subclasse: Neognathae
Ordem: Cuculiformes
Família: Cuculidae
Subfamília: Neomorphinae
Género: Geococcyx
Espécie: G. californianus
Nome binomial
Geococcyx californianus
(R.Lesson, 1829)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem sempre! Assim saberemos o que vocês estão achando do Soul de Saúde! Duvidas, elogios e sugestões são muito bem-vindas!