Como um Verme de 15cm conseguiu Chegar no Olho? - Soul de Saúde

Incrível!

Soul de Saúde! E Você?

quinta-feira, 23 de maio de 2019

Como um Verme de 15cm conseguiu Chegar no Olho?


Na última semana, muita gente me marcou (ou enviou no direct do @souldesaude) um vídeo que mostrava a cirurgia de retirada de um parasito do globo ocular de um paciente. A maioria das pessoas queria saber que verme era esse e como ele conseguiu chegar lá.

O vídeo era esse ao lado. Dando uma lida nos comentários, vi que havia uma série de confusão em identificar o parasito.

Pesquisando mais um pouco, descobri que o caso aconteceu na Índia e a equipe do médico Srikanth Shetty foi a responsável pela cirurgia. Após a retirada desse parasito do globo ocular do paciente, o médico identificou a espécie como
Wuchereria bancrofti, aquela mesma que causa a filariose linfática. A W. bancrofti pertence à superfamília chamada Filarioidea, que compreende várias outras espécies de filárias, todas com a capacidade de chegar nos olhos.
No caso do indiano, que estava infectado pela Wuchereria bancrofti, ele pode ter se infectado a partir da picada de mosquitos do gênero Culex, que aqui no Brasil chamamos de pernilongo ou muriçoca. Quando uma pessoa é picada por um Culex infectado, as larvas, que são chamadas de microfilárias, vão para os vasos linfáticos e ficam lá até virarem adultos machos e fêmeas e procriarem gerando novas microfilárias. É então que, com o tempo, como tem muitas formas adultas nos vasos linfáticos, começa a se formar nódulos e os vasos vão ficando obstruídos, aumentando o volume do local onde as filárias estão, que são principalmente pernas e escroto. Mas e no olho? Apesar de ser mais raro, existem vários relatos na literatura (veja um dos artigo clicando aqui) e, em um dos estudos que li, fala que a Wuchereria chega no olho pela mácula, uma região central do fundo do olho. Mas não é somente esse tipo de filária que gosta de olhos!

O Loa loa, tipo de filária encontrada originalmente nas florestas tropicais da África ocidental e central, apesar de também gostar do sistema linfático, prefere a conjuntiva do olho e é transmitido e, por isso, é chamada de "larva do olho". Causador da doença chamada Loaíase, esse parasito é transmitido pela picada de uma mosca do gênero Chrysops, a mosca da manga ou do cervo, que parece com a "mutuca" que temos no Brasil. Um outro tipo de filária que também "migra" para os olhos é o Onchocerca volvulus, que é transmitido pela picada do inseto Simulium, que chamamos de "borrachudo". A doença que ele causa, a oncocercose, é chamada também de "mal do garimpeiro" ou "cegueira dos rios". Já adivinhou porque "cegueira dos rios"?
Por que as moscas vivem perto de rios e, mais cedo ou mais tarde, esse tipo de filária vai para os olhos, gerando uma conjuntivite e depois uma sensibilidade exagerada à luz, que pode levar à cegueira.

Quer saber mais um pouco? Gravei esse vídeo ao lado para explicar da melhor maneira pra vocês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem sempre! Assim saberemos o que vocês estão achando do Soul de Saúde! Duvidas, elogios e sugestões são muito bem-vindas!