Dica: Identificando as Fases da Divisão Celular - Soul de Saúde

Incrível!

Soul de Saúde! E Você?

terça-feira, 31 de julho de 2018

Dica: Identificando as Fases da Divisão Celular



Divisão celular um dia vai cair na sua prova, seja na graduação ou nos temidos concursos (Basta observar a questão para o cargo de professor do IFF/RJ, que trago nessa postagem).



Não vamos errar mais questões que pedem pra identificar a etapa da divisão celular de determinada imagem, beleza?



Cada fase vai ter características bem específicas. Nessa imagem ao lado, por exemplo, estamos observando uma telófase, a fase final de uma divisão.


Veja como é fácil identificar: 1) A primeira coisa é observar que tem dois polos já formados, o que significa que já passou a anáfase (aquela fase em que as cromátides se separam); 2) em cada um desses polos já temos as cromátides, como se tivessem acabado de se separar, indicando que a anáfase acabou (o que é evidenciado pela ausência das fibras do fuso).


A telófase, na verdade, é a fase onde ocorrem vários eventos contrários ao início da divisão. Por exemplo, se o envoltório nuclear desapareceu lá na prófase, aqui na telófase ele reaparece... Se os cromossomos se condensam na prófase, aqui eles começam a descondensar e por aí vai!


Viu como é fácil? Questão de concurso! ;)

No Instagram @souldesaude já tem um monte de outras questões! Segue lá!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem sempre! Assim saberemos o que vocês estão achando do Soul de Saúde! Duvidas, elogios e sugestões são muito bem-vindas!