Mancha de Óleo - Soul de Saúde

Incrível!

Soul de Saúde! E Você?

terça-feira, 27 de abril de 2010

Mancha de Óleo

Nasa divulga imagem da mancha de óleo no Golfo do México

A Agência Espacial Americana, Nasa, divulgou nesta terça-feira uma imagem da mancha de óleo no Golfo do México. O vazamento, correspondente a cerca de mil barris de petróleo por dia, ocorre em decorrência da explosão de uma plataforma de petróleo nos Estados Unidos e pode provocar um desastre ambiental, dizem as autoridades.

A imagem, capturada no dia 25 de abril, foi obtida pelo satélite Aqua. A mancha no mar já chega a 1,5 mil quilômetros quadrados na costa do Estado da Louisiana. A plataforma Deepwater Horizon explodiu e afundou na semana passada, depois de ficar dois dias em chamas. Segundo as autoridades locais, o vazamento de óleo tem potencial para danificar praias, ilhotas e manguezais na costa da região.

A BP vem usando os submarinos, equipados com câmeras, para tentar fechar as válvulas e parar o vazamento a 1,5 km de profundidade. A operação deve durar de 24h a 36h e não há garantias de que ela será bem sucedida. Se a iniciativa falhar, a alternativa seria abrir um poço vizinho ao que está vazando e desviar o fluxo de petróleo, algo que levaria meses.

Onze funcionários da plataforma continuam desaparecidos e acredita-se que eles tenham morrido no acidente. Mais de cem funcionários foram resgatados antes de as buscas terem sido encerradas. Segundo as autoridades locais.

A plataforma realizava perfurações exploratórias 84 km ao sudoeste de Venice, na Louisiana, quando ocorreu a explosão. A empresa também acionou mais de 30 navios e vários aviões para espalhar agentes dispersantes sobre a mancha de óleo, mas os esforços foram suspensos no fim de semana por causa do mau tempo.

Por enquanto, as condições meteorológicas estão mantendo a mancha distante da costa e especialistas esperam que as ondas ajudem a "quebrar" a mancha, permitindo que o óleo endureça e desça para o chão do oceano.

Prioridade
Inicialmente, a guarda costeira acreditava estar lidando apenas com um vazamento residual na superfície, mas depois constatou que havia óleo vazando de canos. No ano passado, a BP foi multada em US$ 87 milhões por não ter melhorado as condições de segurança depois de uma enorme explosão que provocou a morte de 15 pessoas em uma refinaria na cidade do Texas.

O Serviço de Administração Mineral dos Estados Unidos tinha realizado inspeções de rotina na plataforma Deepwater Horizon em fevereiro, março e abril deste ano, sem encontrar nenhuma violação às normas de segurança. A causa da explosão ainda não foi identificada.

Na última quinta-feira, o presidente americano, Barack Obama, disse que seu governo está oferecendo "toda assistência necessária" para o resgate e para os esforços de limpeza na região. Ele descreveu a crise na plataforma operada pela BP como a "prioridade número um" de seu governo.

Fonte: Terra Ciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem sempre! Assim saberemos o que vocês estão achando do Soul de Saúde! Duvidas, elogios e sugestões são muito bem-vindas!