AIDS e Cromossomo X - Soul de Saúde

Incrível!

Soul de Saúde! E Você?

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

AIDS e Cromossomo X

Estudo mostra que variante do cromossomo X freia aids em mulheres

Um grupo de cientistas descobriu uma variante genética do cromossomo sexual X que freia o desenvolvimento da aids nas mulheres, informou nesta quinta o geneticista Michael Krawczak em Kiel, norte da Alemanha.
A conclusão deste estudo explicaria por que em algumas mulheres infectadas com o vírus HIV a aids demora muito tempo a se manifestar. Krawczak é um dos membros que participou desta pesquisa, que foi coordenada no Instituto Fritz-Lipmann (FLI) em Jena, leste da Alemanha. A descoberta poderia ser de grande utilidade na hora de prever o ritmo como a doença avançará em determinadas pacientes.
O pesquisador explicou que essa variante genética também poderia ser empregada, a longo prazo, para seguir investigando em possíveis medicamentos que combatam a aids.
No caso de algumas pessoas infectadas pelo HIV, podem se passar mais de dez anos desde o contágio e até que seja necessário o tratamento médico, enquanto aproximadamente metade dos pacientes precisam de medicação específica, após um máximo de dois anos.
Para as mulheres que possuem este gene a aids demora quatro vezes mais tempo a se desenvolver, o que significa oito anos em média. Em torno de 15% das europeias possuem este gene, contra 3% das africanas e 50% das asiáticas.
Apesar de se tratar de um avanço em relação à aids, ainda falta esclarecer 85% dos fatores genéticos que influem no desenvolvimento desta doença transmissível.
O estudo completo será publicado na revista americana especializada em genética American Journal of Human Genetics.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem sempre! Assim saberemos o que vocês estão achando do Soul de Saúde! Duvidas, elogios e sugestões são muito bem-vindas!