Personalidade: conheça o padre Jesus Santiago Moure, o maior especialista em abelhas neotropicais - Soul de Saúde

Incrível!

Soul de Saúde! E Você?

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Personalidade: conheça o padre Jesus Santiago Moure, o maior especialista em abelhas neotropicais

De Darwin e Mendel todos já ouviram falar. O Tudo de Bio, brasileiro todo, vai retratar agora a história de um dos articuladores da Sociedade Brasileira de Entomologia (SBE), o padre Jesus Santiago Moure, que estaria completanto cem anos em 2012, caso estivesse vivo.

Este ano, a SBE comemorou 75 anos de fundada, e na ocasião foi lembrado o centenário de nascimento do padre que conciliou muito bem a ciência e a religião. duas áreas aparentemente distantes.

O padre Jesus Santiago Moure é considerado o maior especialista do mundo em abelhas da região neotropical, além de ter participado da criação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade Federal do Paraná (UFPR), da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), do CNPq e da Capes. Currículo bonito, não é mesmo?!

“A evolução, Deus criou. As leis divinas e as da ciência podem caminhar juntas.” Disse o padre pesquisador certa vez, frase que acabou causando problemas com a Igreja.

Apesar de todas suas pesquisas, o padre era formado em filosofia e teologia, nunca tendo feito um curso na área de biologia. Todo o conhecimento em botânica, entomologia, inglês e espanhol foi fruto de exaustivas horas de estudo.
O estudioso publicou mais de 200 artigos. O primeiro data de 1940, relatando a descoberta da espécie Augochloropsis liopelte. Após aquele ano, o padre descreveu mais de 500 novas espécies de abelhas, além de catalogar outras 12 mil.Link
Quer saber mais? Leia a excelente matéria do Ciência Hoje.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem sempre! Assim saberemos o que vocês estão achando do Soul de Saúde! Duvidas, elogios e sugestões são muito bem-vindas!