Bactérias transgênicas podem evitar que o Anopheles transmita a Malária - Soul de Saúde

Incrível!

Soul de Saúde! E Você?

terça-feira, 17 de julho de 2012

Bactérias transgênicas podem evitar que o Anopheles transmita a Malária

A Malária é uma doença que causa a morte de mais de 800 mil pessoas por ano, incluindo crianças.

Recentemente, um estudo publicado na revista "Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS)" afirma que cientistas americanos demonstraram que bactérias geneticamente modificadas são capazes de evitar que o Anopheles, mosquito transmissor da malária perpetue a doença.

Os pesquisadores do Instituto de Pesquisa de Malária da Universidade Johns Hopkins, em Maryland, alteraram genes de bactérias da espécie Pantoea agglomerans, que é encontrada no intestino do mosquito Anopheles.

O estudo ressalta que o microorganismo secretou substâncias tóxicas aos protozoários Plasmodium falciparum (parasita no homem) e Plasmodium berghei (parasita em roedores), parasitas da Malária, sem prejudicar o mosquito ou o ser humano, que é infectado pela picada da fêmea do inseto.

Os autores do estudo afirmam que o índice de redução de parasitas no Anopheles chegou a 98%. E a prevalência de mosquitos portadores desses protozoários diminuiu até 84%.

Adaptado de G1 Ciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem sempre! Assim saberemos o que vocês estão achando do Soul de Saúde! Duvidas, elogios e sugestões são muito bem-vindas!