Insetos... - Soul de Saúde

Incrível!

Soul de Saúde! E Você?

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Insetos...

Contaminação de insetos por resíduos tóxicos ameaça espécies

Por todo o mundo as plantas carnívoras estão em declínio, vítimas da perda de hábitat, extração ilegal e da poluição ambiental. Mas agora um novo fator veio à tona: muitos insetos, alimentos para essas plantas, podem ser tóxicos.

Segundo nova pesquisa realizada por Christopher Moody e Green Iain da Bournemouth University, na Inglaterra, insetos podem ser contaminados com metais pesados, como cádmio, e, quando ingeridos por alguma planta carnívora, podem afetar o crescimento delas.

A pesquisa foi publicada em fevereiro no American Chemical Society Journal, Environmental Science & Technology.

Como parte de suas pesquisas, Moody e Green alimentaram uma determinada espécie de planta carnívora, chamada Sarracenia leucophylla, com larvas contaminadas com níveis elevados de cádmio e cobre. Embora as plantas absorvam o cobre sem maiores danos, pois a substância é de fato importante para seu crescimento, o cádmio acumulado em seus sistemas “foi relacionado a uma redução da biomassa”. (Em outras palavras, as plantas não crescem bem quando há uma grande quantidade de cádmio em suas raízes.)

O cádmio é bastante utilizado em fertilizantes, revestimentos metálicos, eletrônicos, baterias e outros tipos de produtos. Por cauda do descarte inadequado desses resíduos, os metais pesados podem se acumular no meio ambiente e, portanto, nos insetos.

Obviamente, isso exige novas pesquisas antes que possamos afirmar de forma conclusiva que o cádmio é tóxico para plantas carnívoras, mas as descobertas de Moody e Green sugerem ser importante limitar a exposição das plantas que se alimentam de insetos ao cádmio.

Fonte: Scientific American

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem sempre! Assim saberemos o que vocês estão achando do Soul de Saúde! Duvidas, elogios e sugestões são muito bem-vindas!