Aranha "Vegan" - Soul de Saúde

Incrível!

Soul de Saúde! E Você?

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Aranha "Vegan"

Pesquisador descobre espécie de aranha vegetariana

Em estudos de campo conduzidos no México dois anos atrás, Christopher Meehan, então aluno na Universidade Villanova, dedicou seu tempo a observar uma aranha saltadora que vivia em uma acácia. A planta também abrigava grande número de formigas, já que acácias e formigas oferecem um exemplo conhecido de mutualismo - os insetos oferecem proteção à planta e em troca a acácia produz pontas de folhas saborosas com as quais as formigas podem se alimentar.
Meehan compreendeu que a aranha estava provavelmente caçando em busca de um jantar. "Fiquei esperando que ela tomasse uma formiga como presa", ele disse. Em lugar disso, para sua surpresa, a aranha, da espécie Bagheera kiplingi, manobrava para passar pelas formigas e preferia se alimentar das pontas de folhas.
Meehan, hoje na Universidade do Arizona, descobriu o primeiro exemplo de uma aranha em larga medida vegetariana. Ele e Eric Olson, da Universidade Brandeis, que observou comportamento semelhante entre a B. kiplingi na Costa Rica, publicaram um estudo sobre o assunto na revista Current Biology.
Algumas aranhas ocasionalmente se alimentam de pólen ou néctar, mas apenas como suplemento para sua dieta típica formada por insetos. Por meio de observações e análises isotrópicas, os pesquisadores observaram que a B. kiplingi prefere folhas a formigas, como alimento - especialmente no México, onde cerca de 90% da dieta do animal consistia de tecidos vegetais.
As aranhas caçam sua presa vegetal de maneira ativa. "Cada episódio de alimentação traz novos obstáculos", disse Meehan. "A aranha contempla um alvo, e ocasionalmente recua e volta a observar. Depois, usar diversas manobras acrobáticas para passar pelas formigas".
Meehan diz que o comportamento era um exemplo de exploração de mutualismo por terceiros organismos. "Está bem estabelecido que a interdependência entre as formigas e acácias permitiu o surgimento das folhas saborosas", disse. "E agora a única aranha herbívora conhecida depende dessa interdependência".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem sempre! Assim saberemos o que vocês estão achando do Soul de Saúde! Duvidas, elogios e sugestões são muito bem-vindas!