Malária: Um Mistério Desvendado - Soul de Saúde

Incrível!

Soul de Saúde! E Você?

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Malária: Um Mistério Desvendado

Malária se originou nos chimpanzés!

A origem da malária se deu nos chimpanzés, afirma um estudo feito por cientistas americanos e publicado hoje pela revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

O pesquisador Nathan Wolfe afirmou que a descoberta feita em chimpanzés de Camarões e da Costa do Marfim resolve um dos maiores mistérios da medicina.

"Para mim, esta (descoberta) é equivalente microbiológica à da origem do HIV, o vírus de imunodeficiência humana que causa a aids", afirmou Wolfe, do instituto de pesquisas Global Viral Forecasting Initiative.

"Se alguém pensa que o HIV é um só furacão, a malária é um furacão que esteve castigando durante milhares de anos", disse. A malária é causada por um parasita que infecta os glóbulos vermelhos e se aloja no fígado, e se manifesta principalmente nas regiões tropicais.

Os sintomas da doença são febre, diarréia, problemas de respiração e, nos casos mais graves, pode causar danos neurológicos e até a morte. Calcula-se que o parasita infecte cerca de 500 milhões de pessoas e mate mais de um milhão por ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem sempre! Assim saberemos o que vocês estão achando do Soul de Saúde! Duvidas, elogios e sugestões são muito bem-vindas!