O Canto do Camudongo - Soul de Saúde

Incrível!

Soul de Saúde! E Você?

quarta-feira, 24 de junho de 2009

O Canto do Camudongo

Camundongos machos cantam para seduzir fêmeas, diz estudo

Alguns anos atrás, pesquisadores determinaram que quando os camundongos machos estão fazendo a corte, produzem vocalizações ultrassônicas que apresentam uma estrutura elaborada, semelhante à do canto de pássaros. Mas não se sabia se o canto dos camundongos serve a função igual ao dos pássaros - demarcar território e atrair parceiras.
Kurt Hammerschmidt, do Centro Alemão de Estudo de Primatas, em Göttingen, e seus colegas ofereceram uma resposta parcial à pergunta. Em estudo publicado pela revista Biology Letters, eles reportaram que o canto dos camundongos machos claramente atraía o interesse do sexo oposto.
Os pesquisadores expuseram fêmeas a gravações do canto de machos, a chamados de filhotes pequenos e a sons de controle. Descobriram que as fêmeas só respondem ao canto dos machos, se aproximando da fonte do som. Mas Hammerschmidt disse que os dados traziam também algumas surpresas.
As fêmeas se habituavam rapidamente ao canto dos machos, e só respondiam da primeira vez que ouviam o som.
Hammerschmidt diz que isso pode explicar porque as canções só são importantes quando há machos nas proximidades. Quando uma fêmea ouve uma canção e não avista o macho, ela perde o interesse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem sempre! Assim saberemos o que vocês estão achando do Soul de Saúde! Duvidas, elogios e sugestões são muito bem-vindas!