Brasil: Desmatamento Reduzido - Soul de Saúde

Incrível!

Soul de Saúde! E Você?

terça-feira, 3 de março de 2009

Brasil: Desmatamento Reduzido

Brasil reduz 70,2% do desmatamento da Amazônia

A Amazônia perdeu entre novembro e janeiro 754 quilômetros quadrados de cobertura vegetal, uma área 70,2% inferior à devastada no mesmo período do ano anterior, segundo dados divulgados hoje pelo Governo.

O desmatamento entre novembro de 2007 e janeiro de 2008 chegou a 2.527 quilômetros quadrados, um significativo aumento que forçou o Governo a anunciar várias medidas para deter a devastação da maior floresta tropical do mundo.

A forte queda do desmatamento foi constatada pelas imagens de satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), que esclareceu que os números são relativos, porque no período havia um grande céu encoberto sobre a Amazônia que dificulta os cálculos.

Os dados foram calculados também pelo Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter), uma metodologia do INPE que permite conhecer o avanço do desmatamento mensalmente e com apenas um mês de atraso, mas que não é tão precisa como a normalmente utilizada.

Além de ter caído 70,2% em comparação com o mesmo período do ano passado, a devastação entre novembro de 2008 e janeiro de 2009 foi 60% inferior à medida entre agosto e outubro de 2008 (1.884 quilômetros quadrados).

Segundo o INPE, apesar da queda do desmatamento, os 754 quilômetros devastados por madeireiros, colonos e agricultores no período correspondem a uma área equivalente à metade da cidade de São Paulo.

De acordo com o organismo, a Amazônia perdeu 355 quilômetros de cobertura vegetal em novembro, outros 177 quilômetros quadrados em dezembro e 222 quilômetros quadrados em janeiro deste ano.

Esses números podem ser maiores, porque o intenso céu encoberto sobre a Amazônia entre novembro e abril geralmente dificulta a visibilidade desde satélites.

Em novembro, 63% da Amazônia estava encoberta por nuvens, em dezembro 86%, e em janeiro 76%, detalhou o INPE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem sempre! Assim saberemos o que vocês estão achando do Soul de Saúde! Duvidas, elogios e sugestões são muito bem-vindas!