Por que a aranha não fica presa na teia que ela faz? - Soul de Saúde

Incrível!

Soul de Saúde! E Você?

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Por que a aranha não fica presa na teia que ela faz?


Essa é uma das perguntas mais frequentes quando estudamos os aracnídeos ou apenas observamos um em casa, no trabalho e ficamos intrigados.

Na verdade, existem duas possibilidades para aranha não ficar presa em sua teia.

Alguns pesquisadores afirmam que a "cola", uma substância formada por glicoproteínas, que prende as presas da aranha está presente apenas em alguns fios e, de alguma forma, a aranha teria a capacidade de diferenciar os fios com e sem "cola", andando apenas nos fios sem a substância.

Outros pesquisadores justificam que esses aracnídeos são capazes de produzir uma secreção que parece óleo, permitindo-os andar nos fios de seda.

Falando em aranha e suas teias, mais uma curiosidade: cientistas descobriram que essa "cola" atua de forma diferente de acordo com a força e a velocidade da presa tentando escapar. Se a presa tentar fugir de forma lenta, a substância se comporta de forma mais resistente, como uma borracha, dando tempo a aranha de capturar sua presa. Quando a tentativa de fuga for mais intensa, as propriedades adesivas tornam-se mais fortes, fazendo com que animais rápidos como os insetos voadores não consigam fugir da teia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem sempre! Assim saberemos o que vocês estão achando do Soul de Saúde! Duvidas, elogios e sugestões são muito bem-vindas!