Fungo Mortal - Soul de Saúde

Incrível!

Soul de Saúde! E Você?

terça-feira, 27 de abril de 2010

Fungo Mortal

Fungo mortal para humanos preocupa biólogos

Uma nova cepa de microfungo, fatal para o homem e presente no Oregon, noroeste dos Estados Unidos, pode estar se propagando para a Califórnia e regiões vizinhas, advertem biólogos americanos.

O Cryptococcus gattii fungi ou C. gattii é encontrado no solo ou em suspensão no ar, e foi identificado pela primeira vez em 2005, mas os casos de infecção por este microfungo ainda são raros.

Ao contrário da gripe e de outras enfermidades infecciosas, o microfungo não representa risco de epidemia, já que não é transmitido em contato entre humanos ou com animais.

Mas "este novo microfungo preocupa porque parece perigoso para indivíduos com boa saúde", disse Edmond Byrnes, pesquisador do departamento de genética molecular e microbiologia da Faculdade de Medicina da Duke University (Carolina do Norte), um dos autores do estudo publicado na revista PloS Pathogens de 22 de abril.

"Normalmente observamos estas doenças fúngicas em pessoas com o sistema imunológico debilitado, como pacientes de transplante ou vítimas da Aids", explicou Byrnes.

A taxa de mortalidade provocada pelo fungo do Oregon foi de 25% nos 21 casos analisados nos Estados Unidos.

O C. gattii infecta pulmões e cérebro, provocando pneumonia e meningite. Os sintomas não aparecem antes de dois meses, sob a forma de febre e tosse persistentes quando atinge os pulmões.
Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem sempre! Assim saberemos o que vocês estão achando do Soul de Saúde! Duvidas, elogios e sugestões são muito bem-vindas!