Lêvedo livra as plantas do frio - Soul de Saúde

Incrível!

Soul de Saúde! E Você?

segunda-feira, 8 de março de 2010

Lêvedo livra as plantas do frio

Lêvedo serve como cobertor para plantas, diz estudo

O lêvedo é bom não só para fazer pão ou produzir cerveja. A levedura, formada por fungos unicelulares, está em toda a natureza e tem muitas funções ecológicas, como quebrar o tecido morto de plantas e estimular o crescimento da raiz. Pesquisadores espanhóis descobriram mais uma coisa: a levedura mantém as plantas aquecidas.

Carlos M. Herrera e Maria I. Pozo, na Estação Biológica Donana do Conselho Espanhol para Pesquisa Científica, em Sevilha, estudaram o efeito da levedura em uma planta que floresce no inverno, a Helleborus foetidus.

Estudos anteriores haviam demonstrado que o néctar floral dessa planta, conhecida como erva-besteira, contém altas concentrações de levedura, que é carregada até a flor por abelhas polinizadoras. Toda essa levedura se alimenta do açúcar no néctar.

A quebra do açúcar também produz calor, então a hipótese de Herrera era que um efeito da levedura na H. foetidus seria o aquecimento do néctar e da própria flor. Ele e Pozo realizaram diversos experimentos, inclusive um que impedia as abelhas de chegar às flores de algumas plantas, mantendo o néctar sem levedura.

Num artigo publicado no periódico The Proceedings of the Royal Society: B, eles relatam que a temperatura do néctar e do ar dentro da planta era significativamente menor em plantas sem levedura do que aquelas com.

Como a H. foetidus floresce no frio do inverno, o calor produzido no néctar provavelmente beneficia tanto a planta quanto o polinizador, segundo Herrera por e-mail. Entre vantagens possíveis para a planta, disse ele, estaria o crescimento acelerado dos tubos de pólen. Para as abelhas, o resultado é uma "recompensa" de calor que pode fazer a diferença na sobrevivência ao inverno.

Fonte: Terra Ciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem sempre! Assim saberemos o que vocês estão achando do Soul de Saúde! Duvidas, elogios e sugestões são muito bem-vindas!