Santa Ciência! - Soul de Saúde

Incrível!

Soul de Saúde! E Você?

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Santa Ciência!

Americana volta a enxergar após implante de dente no olho

Uma americana de 60 anos de idade voltou a enxergar após nove anos graças a uma técnica cirúrgica inusitada. A operação inédita nos Estados Unidos foi realizada por uma equipe de especialistas da Escola Miller de Medicina, da Universidade de Miami, na Flórida.

Os médicos utilizaram um dente para atuar como uma espécie de âncora de sustentação para uma prótese de lente, que permite que a paciente volte a enxergar. O complicado procedimento cirúrgico prevê a extração de um dente do paciente, a abertura de um buraco no dente e a inserção da lente no buraco.

A prótese formada por lente e dente é, então, implantada no olho da paciente.

Umidade
A técnica foi usada pela primeira vez na Itália e também já foi colocada em prática em outros lugares na Europa e na Ásia. "É como tentar plantar uma rosa no deserto", diz o oftalmologista Victor Perez, responsável pela cirurgia.

"O dente oferece um macroambiente. É como mover a boca para o olho. Toda umidade e microambiente da boca nós tentamos simular no olho." Portadora de uma rara doença de pele que atinge os olhos, Kay Thorton voltou a ler jornais duas semanas após a cirurgia.

"É maravilhoso", afirmou a paciente. "As cores estão mais vívidas do que eu posso me lembrar que eram." Segundo os médicos, a cirurgia é indicada principalmente para pacientes que sofreram algum tipo de trauma na córnea, como queimaduras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem sempre! Assim saberemos o que vocês estão achando do Soul de Saúde! Duvidas, elogios e sugestões são muito bem-vindas!