O Álcool e o Cérebro - Soul de Saúde

Incrível!

Soul de Saúde! E Você?

quinta-feira, 23 de julho de 2009

O Álcool e o Cérebro

Ação do álcool em área específica do cérebro é descoberta

Cientistas do Instituto Salk de Ciências Biológicas e da Universidade da Califórnia em San Diego, nos Estados Unidos, descobriram uma área específica para a ação do álcool localizada dentro de proteínas de canais iônicos, que tem papel fundamental em diversas funções cerebrais. O trabalho foi publicado na revista "Nature Neuroscience".

Segundo Paul Slesinger, professor do Laboratório de Peptídeos do instituto, entender melhor como o álcool atua no cérebro pode ajudar em tratamentos para problemas como alcoolismo, uso de drogas ou epilepsia.

Sabe-se que o álcool altera a comunicação entre neurônios. A nova pesquisa é a primeira a identificar que o álcool estimula os canais, chamados de canais Girk, diretamente - e não por meio do resultado de outras alterações moleculares nas células.

Slesinger acredita que o álcool sequestra o mecanismo de ativação intrínseca dos Girk e estabiliza a abertura dos canais. "O álcool pode fazer isso por meio da lubrificação das engrenagens de ativação dos canais", descreve.

O cientista sugere que uma droga que se encaixe no ponto específico de atuação do álcool pode talvez diminuir a excitabilidade neuronal no cérebro, o que resultaria em uma nova estratégia para o tratamento da epilepsia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem sempre! Assim saberemos o que vocês estão achando do Soul de Saúde! Duvidas, elogios e sugestões são muito bem-vindas!