"Desamazônia" - Soul de Saúde

Incrível!

Soul de Saúde! E Você?

terça-feira, 2 de junho de 2009

"Desamazônia"

Amazônia perde 197 km² de floresta entre fevereiro e abril, diz INPE

A Amazônia brasileira perdeu 197 km2 de floresta entre fevereiro de 2008 e abril deste ano, área 90,1% inferior à devastada no mesmo período do ano passado (1.992 km2), informou o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) nesta terça-feira (2).
Segundo o INPE, o número --que corresponde a uma área similar ao território de uma ilha como Aruba, no Caribe-- a extensão de floresta destruída no período pode ser muito superior à anunciada, já que vários dias de céu encoberto no trimestre afetaram os cálculos realizados com imagens por intermédio de satélites.
A área devastada foi calculada por meio do Sistema de Detecção de Desmatamentos em Tempo Real (Deter), método que permite uma medição mais rápida --mas que é limitado pelas condições meteorológicas.
Segundo o INPE, como consequência do céu encoberto, os satélites conseguiram observar apenas 20% da Amazônia entre fevereiro e abril deste ano.
A maior parte de novas áreas devastadas no período (142 km2) foi constatada em fevereiro.
Apesar da cautela recomendada pelo INPE sobre os dados divulgados, o desmatamento na Amazônia vem caindo nos últimos meses, segundo diferentes estatísticas divulgadas pelas autoridades ambientais.
No trimestre imediatamente anterior, entre novembro de 2008 e janeiro de 2009, a área devastada na Amazônia foi de 754 km2, com uma redução de 70,2% frente aos 2.527 km2 de floresta que a região perdeu entre novembro de 2007 e janeiro de 2008.
Além disso, a devastação entre novembro de 2008 e janeiro de 2009 foi 60% inferior à medida entre agosto e outubro de 2008 (1.884 km2).
De acordo com os últimos dados oficiais calculados com as metodologias mais precisas do INPE, que não estão condicionadas ao céu encoberto, a Amazônia brasileira perdeu entre agosto de 2007 e julho de 2008 quase 12 mil km2, uma área equivalente à metade de um país como El Salvador.
Essa área de floresta devastada (e transformada em pasto) foi 3,8% superior à perdida no ano imediatamente anterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem sempre! Assim saberemos o que vocês estão achando do Soul de Saúde! Duvidas, elogios e sugestões são muito bem-vindas!