Degenerando Mistérios : Doença de Huntington - Soul de Saúde

Incrível!

Soul de Saúde! E Você?

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Degenerando Mistérios : Doença de Huntington

Pesquisa decifra causa de doença neurodegenerativa
Gene defeituoso está por trás da doença de Huntington, diz estudo.Como problema é leve, demora para que neurônios sejam afetados.

Cientistas da Faculdade de Medicina da Universidade de Illinois, em Chicago, nos Estados Unidos, desvendaram o mecanismo bioquímico de um gene defeituoso sobre o sistema nervoso para criar a devastação física e mental causada pela doença de Huntington, um grave problema neurodegenerativo. A descoberta foi divulgada na versão online da revista "Nature Neuroscience.

Os pesquisadores pretendiam mostrar como o gene ativa uma enzima chamada JNK3, expressada apenas em neurônios, e quais eram os efeitos nas funções da célula. Há décadas, a comunidade científica sabe que pessoas com a doença têm uma mutação em um gene chamado de huntingtin. Segundo o coautor do estudo, Scott Brady, a mutação existe desde o início, mas há alguns aspectos intrigantes na doença.
Os cientistas encontraram nas pequenas concentrações do gene defeituoso um inibidor do transporte de proteínas sintetizadas no corpo da célula para os axônios, local das sinapses (as ligações entre as células nervosas). O menor envio de proteínas resulta em menos atividade dos neurônios. Isso faz com que os neurônios comecem a morrer e explica o aparecimento da doença tardiamente, já que a ativação do gene reduz a transmissão, mas não o elimina completamente. Neurônios jovens têm um sistema de transporte robusto, que é diminuído com a idade. As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem sempre! Assim saberemos o que vocês estão achando do Soul de Saúde! Duvidas, elogios e sugestões são muito bem-vindas!