Raciocínio Animal - Soul de Saúde

Incrível!

Soul de Saúde! E Você?

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Raciocínio Animal


Animais são capazes de raciocínio avançado, dizem estudos

Foi revelado hoje na conferência anual da Associação Americana para a Promoção da Ciência (AAAS), realizada em Chicago, que os animais, assim como os humanos, também são capazes de raciocínio avançado. Segundo o pesquisador Edward Wasserman, até mesmo os pombos conseguem identificar uma imagem diferente incluída em um grupo formado por imagens idênticas, o que é uma forma de raciocínio cognitivo abstrato.

Outra pesquisadora, Dr. Elizabeth M. Brannon, afirma que os macacos fazem "matemática de cabeça", adicionando conjuntos de pontos. Suas últimas descobertas sugerem que os macacos também são capazes de subtrair, além de entender o conceito de zero. Brannon diz que, provavelmente, as raízes do raciocínio matemático são compartilhadas por humanos e animais.

O pesquisador japonês Tetsuro Matsuzawa, dono da chimpanzé Ai e do filhote Ayumu, que já são famosos entre as crianças japonesas, afirma que seus estudos mais recentes revelam que os chimpanzés jovens apresentaram um desempenho melhor que os humanos adultos em um teste de memória por ele realizado.

Foram mostrados aos participantes do teste oito números por breves períodos de tempo. Depois disso, os participantes tinham de lembrar os números exibidos.

Os macacos mostraram ter uma melhor capacidade de memória. "O estudo indica claramente que a dicotomia humano-animal está errada", fala Matsuzawa. "O ser humano faz parte do reino animal. Cada espécie de animal desenvolveu sua capacidade exclusiva de inteligência."

O fórum anual da AAAS é considerado o mais importante evento mundial no campo de pesquisa evolucionária e de questões científicas e da sociedade. Este ano, o evento conta com 6 mil a 8 mil participantes de mais de 50 países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem sempre! Assim saberemos o que vocês estão achando do Soul de Saúde! Duvidas, elogios e sugestões são muito bem-vindas!